quarta-feira, 30 de maio de 2012

AGENDA 1965


10/junho
Encaminho por escrito o meu pedido de demissão da empresa jornalística Archer Pinto & Cia. Ltda. Indico o Arthur Engrácio que fica em minha vaga. Me lanço, pois, ao centro da mãe de todas as batalhas, no dizer dos valentes Filhos de Maomé.

11/junho
A página literária do Clube da Madrugada não sairá no próximo domingo. Volta a faltar papel. - Meu pai na sala de visitas, esperando dinheiro para as despesas. Dou-lhe o que tenho, barbeio-me e vou à Uzina Rian solucionar o caso de uma operária. No retorno ingresso nas dependências do ¨São Marcos¨; ali estavam o Alberto Antonio e Fernando Collier. Chove. Tomo um conhaque e os convido para casa, onde esvaziamos juntos um garrafão de ¨Quinta do Pinhal¨. O almoço foi jaraqui no escabeche, preparado pela Izabel e D. Constância, tudo em comemoração ao restabelecimento da Eliana, enfim salva e saudável graças a Deus e a intervenção do Dr. Antenor Barbosa. À noite, cinema.
Mirante: o crepúsculo inunda este braço de rio chamado de Igarapé da Bica. Eu me debruço no parapeito da varandinha a olhar as catraias que levam e trazem passageiros do bairro dos Educandos para a escadaria da rua dos Andradas, e vice-versa. O cenário clama por um verso que seja, capaz de abrigar tanta serenidade. Mas esta eu retenho e conservo dentro de mim.

14/junho
Amanheci com uma espécie de aviso de que o Presidente Castelo Branco devolvera os processos de readaptação ao DASP, sem qualquer justificativa. Uma carta do Planalto assinada pelo Murilo recomenda que a turma se mantenha otimista, não deixe fanar-se a esperança no próximo mês de julho, e acrescenta que isso faz parte da política econômica do novo Governo.- A espartana Faride, minha mãe, cuja fúria tem desafiado as injeções que D. Haydé lhe vem aplicando no sentido de acalmá-la, tira-me a paz de espírito. Temo, portanto, que mesmo depois que tudo for resolvido, a situação dela fique no que está. As idéias traumáticas podem ter sua causa na morte súbita do pai, vitimado no Líbano pela gripe espanhola. Daí seu zelo pelos filhos e a mania de perseguição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário