domingo, 2 de outubro de 2011

AGENDA 1965


19/fev.

Na sala de visitas, encontro meu velho sentado à tosca escrivaninha, rabiscando frases, montando somas, planejando biscates. Ao ver-me curioso em decifrar uma daquelas, explica-me ele o que vem a ser o produto de uma sábia reflexão filosófica, a qual, após tantas mudanças, ficou como segue:


O Ocidente busca a utilidade.
O Oriente busca a sabedoria.
Aquele busca a verdade no homem.
Este busca a verdade em Deus.

Em todas as horas de folga, meu pai rabiscava e rasgava frases. Em Sena Madureira meu tio José fazia o mesmo, mas creio que os seus escritos e documentos foram guardados num baú que ele trouxe para Manaus. Soubemos aí que os cupins fizeram o resto. Recordando essa perda, lembro-me de sua correspondência de época com várias amizades de renome internacional, cultivadas em Beiruth, Londres, Paris, Lisboa, São Paulo e Rio de Janeiro. Ocioso mencioná-las, sem outras provas além das que guardo na memória..

20/21 fev.

Quem não é supersticioso ao lidar com problemas (coisas da vida) e absurdos (coisas que não têm solução)? Foi nessa que me alistei entre milhares de consulentes do horóscopo matutino que vem nos jornais. Por um dá-cá uma palha - a demora do Tribunal em expedir a certidão pedida pelo Cônsul do Líbano, a burocracia dos bancos em solicitações de empréstimos , se devo ou não sair de casa etc. – tem sido um transtorno este meu cotidiano de olhos arregalados apenas numa só direção: obter meus direitos ou ficar marcando passo indefinidamente.
* Assisto ao ¨Oito e Meio¨ de Felini. Um final que salva os retalhos das cenas anteriores do tédio consumado e bocejante. A invocação de poetas franceses dignifica o comentário, embora não explique logicamente o filme - que assim é Felini.
* Maciel tem novos projetos no andamento da série ¨caveiras sociais¨, tendo por modelo a grotesca ¨Uzina Estrela¨ de beneficiamento de produtos da região: castanha, borracha etc.. Essa fábrica está perfeitamente enquadrada na temática dos guaches do artista.
Os abacaxis de Holiwood invadem os cinemas. Exemplo: ¨Flórida, 1835¨ entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário