O
RETORNO DA AURA
O que diz ele e o que dizem
dele, porém, seus críticos e prefaciadores? Para Francisco José Bittencourt
Araujo, “o livro de LAC é uma chispa
luminosa”. J. A. Rosa afirma que LAC,
“ao expandir os limites de sua visão do mundo, expandiu infinitamente as
possibilidades de sua poesia”. Explica, por sua vez, Luis Augusto Cassas, que a
expressão “retorno da aura” contrapõe-se à idéia formulada por Karl Marx de
“perda da aura”, no século passado. “A visão de Marx se apoiava na convicção de
que o capitalismo tenderia a destruir a idéia do sagrado, do numinoso em nós –
“Tudo que é sagrado é profanado”. Contudo, conforme observa Marschall Berman,
Marx divisaria as virtudes da perda do halo em nossas cabeças, com o despertar
da igualdade espiritual em todos os homens. Todos teriam igualdade. Os humildes
herdariam a terra. Mas o autor deste livro reivindica, sobretudo, o retorno da
aura sem o ranço dualístico da “construção do homem econômico”, materialista
por excelência por qualquer ângulo ideológico que se apresente, porquanto
“dissociado da antiga herança espiritual e, portanto, desprovido de cosmovisão
solar.”
Estes, em suma, os
princípios que alicerçam a “mensagem” do livro. Mas o que transmite, em
realidade, o texto do poeta?
A obra é dividida em três
partes: d’A ESTRADA DOURADA, BREVIÁRIO DO AZUL e o RETORNO DA AURA. Um extenso
poema iniciático, em seis movimentos, surpreende o leitor ao sair da conexão
sugerida pelo autor como um requisito de segurança a ser cumprido antes da
viagem através do texto, propriamente dito. Ele diz: “meu coração (em êxtase)
se enche de flores/ ao descobrir/ que a quem busco é quem me busca/ e ao som de
uma floresta de flautas,/ dou-lhe as boas vindas/ dançando uma dança derwiche”.
Ou: “Sou um executivo da alma:/ a pasta de couro carrega/ as 78 Lâminas do
Livro de Thot/ fitas de meditação confissões de iluminados/ edições da Bíblia
& Alcorão/ tratados de astrologia poemas de Rumi/ roteiro de locais
energéticos/ o tapete de orações/ (por isso pendo/ para o lado). “Ou, ainda:
“Converso com os demônios interiores/ até torná-los amigos/ e transmutá-los em
amor”.
Poemas escritos na leveza do
encanto disciplinado e feliz, prendem-se eles, contudo, ao discurso teórico e
devocional, cujos objetivos serão plenamente atingidos na experiência
doutrinária; mas o rastreamento do poético emerge, também, vitorioso, como
naquela passagem misteriosa da luta entre Jacob e o anjo, a caminho das tendas
enluaradas de suas origens tribais e na
decisão final de um pacto secreto com a vida. Deste modo, o poeta exclama: “ A
Poesia imita a Vida?/ A Vida imita a
Poesia? Enquanto os castos discutem a questão/ Exercito o meu Vênus em
Escorpião/ retorno à alva cama da Poesia/ e escrevo com a tinta dos
desesperados/ no dorso nu de todas as palavras:/ todo dia é dia/ dia de
utopia”. Mestre na condução do verso e da palavra – fatos que se constatam,
freqüentemente, a partir do seu livro de estréia, Luis Augusto Cassas, em o “O
Retorno da Aura”, fazendo valer a eficácia do poema composto de versos
irregulares, com mais diástole do que sístole, dispensa maiores tentativas de
análise. Ele deve ser lido e meditado. A transparência do poeta imita o gesto
ritual daqueles seus legítimos parceiros do misterium ineffabile, o merecimento
da tigela. Seus Koans batem magistralmente com a assertiva de Suzuki, segundo a
qual, “mais do que na filosofia o Zen, naturalmente, encontra sua maior
expressão na poesia, porque esta condiz melhor com o sentimento do que com o
intelecto (“Introdução ao Zen-Budismo”, C. G. Suzuki, pag.141).
Há nele, portanto, muito
mais do que se pode esperar de um livro que, aparentemente, pelos símbolos,
títulos e carimbos de suas chacras, se vale da poesia como instrumento de seus
protestos, sátiras e afirmações. Qualquer dualidade, entretanto, já por si
contrária à essência do Zen e da própria poesia, reduz-se, com a leitura do volume, à estranha sensação de
que fizemos, de fato, uma bela viagem em poucos minutos. E a unidade poética
absorve, totalmente, os fragmentos da explosão inicial (ou iniciática),
meditada, ali, a cada passo do homem, desde o seu primeiro nascimento físico ao
toque mágico do satori, a consciência cósmica (ou poética) do encontro marcado.
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